Portucel desiste de Mato Grosso do Sul por restrições à compra de terra por estrangeiros

12-7-2011, Midiamax

Medium_portucel

As mudanças na legislação brasileira que restringiram a compra de terras por estrangeiros no país foram apresentadas como motivo principal para a gigante portuguesa Portucel Soporcel suspender um projeto de investimento em Mato Grosso do Sul estimado em 4,8 mil milhões de reais.

Segundo parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) emitido no ano passado, foram equiparados os conceitos de empresa nacional de capital estrangeiro e companhia controlada por acionistas não-residentes no país ou com sede no exterior.

A notícia dos investimentos chegou a ser distribuída para imprensa regional pelo governador André Puccinelli como certa.

No segundo trimestre de 2010, a Portucel assinou um protocolo com o Governo de Mato Grosso do Sul. Porém, em março deste ano, após avaliar opções no Brasil, Uruguai, Angola e Moçambique, a Portucel anunciou que investiria no último país.

Moçambique deve receber, segundo Pedro Moura, CEO da Portucel na África, 2,3 mil milhões de dólares de investimentos até 2025. "Moçambique apresentava algumas vantagens e foi mais fácil definir a posse da terra, o que fez precipitar a escolha face aos outros", explicou. A fábrica africana pretende operar de olho no mercado asiático e pode ter até 30% de investimento local.

Na época, porém, o grupo Portucel Soporcel não excluiu a América latina dos planos. "Esta decisão de investimento não implica que a Portucel tenha desistido do Uruguai e Brasil. Continuam em estudo as várias possibilidades", salientou o CEO.

Há pouco mais de um ano, o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB) chegou a viajar até Portugal, onde conversou com diretores da Portucel. Na época circulou a informação de que a nova fábrica poderia criar cerca de 2.200 empregos diretos.

Who's involved?

Whos Involved?


  • 13 May 2024 - Washington DC
    World Bank Land Conference 2024
  • Languages



    Special content



    Archives


    Latest posts