Angola vai reforçar cooperação agro-pecuária com Cabo Verde

Angola Press | 22-03-2012

Cooperação
Angola vai reforçar cooperação agro-pecuária com Cabo Verde

Luanda – O Executivo angolano, por intermédio do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, vai ceder a Cabo Verde, nos próximos tempos, cerca de sete mil e 500 hectares de terra, para a produção agro-pecuária, no quadro do reforço e alargamento das relações bilaterais.
 
A informação foi hoje, quinta-feira, avançada à imprensa pela ministra do Desenvolvimento Rural de Cabo Verde, Eva Ordet, no final de uma audiência com o homólogo angolano, acrescentando que o seu país tem interesse em estreitar a cooperação com Angola nesse domínio, devido as oportunidades de que o país dispõe para o investimento estrangeiro.
 
Referiu que Cabo Verde depende 80 porcento de importações para o consumo alimentar, dai o interesse em financiar projectos em Angola. “Angola vai ceder-nos cerca de sete mil e 500 hectares para o cultivo de certos produtos para posteriormente serem exportados ao seu país e nós apenas vamos financiar a actividade” – esclareceu.
 
Salientou que o seu Governo está seriamente interessado em investir, em solo angolano, no cultivo de cereais, particularmente o milho, por ser dos produtos agrícolas mais consumidos naquele país do arquipélago. A área a explorar estará localizada no município de Quibala, no Kwanza Sul.
 
Por sua vez, o ministro angolano da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Afonso Pedro Canga, enalteceu o desejo de Cabo Verde em relançar os laços entre os dois países nessa vertente, adiantando augurar ganhos significativos para as duas partes, uma vez que garantirá mais empregos e ajudará no combate à pobreza.
 
Por outro lado, o governante disse que o Executivo está a projectar a criação de incentivos para as famílias ou camponeses afectados pela estiagem que se regista em algumas províncias do país, desde o último cacimbo, assim como perspectiva prorrogar o prazo para o reembolso, aos bancos, dos “Créditos Agrícola de Investimento”.
  • Sign the petition to stop Industria Chiquibul's violence against communities in Guatemala!
  • Who's involved?

    Whos Involved?


  • 13 May 2024 - Washington DC
    World Bank Land Conference 2024
  • Languages



    Special content



    Archives


    Latest posts