Lançamento do documentário - “ProSavana: Terra usurpada, vida roubada”

15-9-2015, ADECRU
Medium_selección_023

Acção Académica para o Desenvolvimento das Comunidades Rurais (ADECRU),  em parceria com o Institute for Poverty, Land and Agrarian Studies (PLAAS) e Future Agricultures, numa acção mobilizadora lançam a versão online do documentário “ProSavana: Terra Usurpada, Vida Roubada”.

Segundo o Coordenador Executivo da ADECRU, Clemente Ntauazi, o documentário mostra como o Prosavana põe em causa as principais conquistas colectivas da independência nacional sobre o controlo da terra e da produção. “Buscamos trazer neste documentário as histórias de resistência contra o Prosavana e as denúncias das comunidades atingidas pelos perversos impactos deste programa sobre os sistemas produtivos camponeses; a manipulação, intimidação e perseguição das comunidades e suas lideranças; e violação da legislação de terra e de participação pública”.

O Programa Prosavana é uma iniciativa tripartida entre os governos de Moçambique, Brasil e Japão que já acumula impactos severos na vida de milhares de camponeses ao longo do Corredor de Nacala. Trata-se de um programa que pretende ocupar cerca de 14.5 milhões de hectares de terra em 19 distritos das províncias de Niassa, Nampula e Zambézia para o desenvolvimento do agronegócio em detrimento da agricultura familiar camponesa, num país em que 81% da população economicamente activa depende da agricultura para a sua vivência.

Desde 2012, comunidades e famílias camponesas do Corredor de Nacala, movimentos sociais e organizações da sociedade civil nacionais e internacionais, articulados na Campanha Não ao Prosavana, resistem e lutam contra o modelo de desenvolvimento agrário proposto pelo Prosavana e defendem a agricultura familiar camponesa.


  • Sign the petition to stop Industria Chiquibul's violence against communities in Guatemala!
  • Who's involved?

    Whos Involved?


  • 13 May 2024 - Washington DC
    World Bank Land Conference 2024
  • Languages



    Special content



    Archives


    Latest posts