Globo Rural | 13 de maio 2025
De acordo com levantamento da companhia, cerca de 70% de suas emissões de carbono têm origem na agricultura
A Nestlé Brasil anunciou o cumprimento da meta de adquirir 30% de suas principais matérias-primas — cacau, café e leite — de fornecedores com práticas de agricultura regenerativa até dezembro de 2025. A multinacional suíça informou ter atingido 41%, superando a meta prevista. De acordo com levantamento da companhia, cerca de 70% de suas emissões de carbono têm origem na agricultura.
Outros compromissos da Nestlé são reduzir pela metade as suas emissões até 2030 e zerar as emissões líquidas de carbono em 2050. Segundo companhia, 70% de suas emissões de carbono têm origem na agricultura
Segundo Bárbara Sollero, head de agricultura regenerativa da Nestlé Brasil, alcançar o marco antes do prazo, aproximadamente 25% das principais matérias-primas que abastecem a companhia têm origem no Brasil.
“Essa aceleração não seria possível sem a parceria dos produtores rurais, que são os principais agentes dessa transformação, assim como de todos os stakeholders envolvidos nesta jornada”, afirma a especialista.
A Nestlé possui planos específicos para cada uma das suas três principais cadeias. “Continuamos a investir na capacitação dos produtores e em pesquisa e desenvolvimento”, diz Sollero. O Nestlé Cocoa Plan, por exemplo, é um programa de nível global, implementado no Brasil há mais de 10 anos, com cerca de 6.500 produtores assistidos no país. Dentro dele, o projeto “Mais Inteligência Mais Cacau” visa aumentar a produtividade de fazendas parceiras em 20%, e a rentabilidade em 30%, até 2027.
Na cadeia do leite, o programa Nature por Ninho incentiva mais de 1.000 fazendas a adotarem métodos sustentáveis que melhoram a qualidade do solo, promovem o bem-estar animal e garantem a qualidade do leite. Na cadeia do café, o Nescafé Plan apoia cerca de 2.200 fazendas no país. As propriedades participantes apresentaram produtividade 60% superior à média das fazendas convencionais brasileiras.