Sauditas buscam terras no Brasil

Sauditas discutiram questões técnicas para investimentos no Brasil (Aurea Santos/ANBA)

Agência de Notícias Brasil Árabe | 06/10/2010

A afirmação é do secretário-executivo do Ministério da Agricultura brasileiro, Gerardo Fontelles. Ele se encontrou, nesta quarta-feira (6), com o ministro da Agricultura saudita, Fahad Bal Ghunaim.

Aurea Santos ([email protected])

São Paulo – Os empresários da Arábia Saudita estão interessados na aquisição de terras no Brasil e na formação de joint-ventures com empresas nacionais para a produção de alimentos. A afirmação é do secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Mapa), Gerardo Fontelles, que participou nesta quarta-feira (6) de encontro com o ministro da Agricultura saudita, Fahad Abdulrahman Bal Ghunaim, em São Paulo.

O encontro foi a última atividade oficial da delegação saudita no Brasil. Composta por empresários e membros do governo, a missão está no país desde segunda-feira (4) para discutir investimentos no agronegócio e o aumento da importação de alimentos brasileiros. A reunião desta quarta-feira teve a participação de representantes do Mapa; do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Ministério das Relações Exteriores.

De acordo com Fontelles, o principal ponto abordado pelos sauditas foi a garantia de segurança para os investimentos que possam ser feitos no Brasil. “Nós colocamos isso com bastante clareza, que não há instabilidade institucional no Brasil e que a nossa legislação dá toda a segurança para os investidores”, disse em entrevista à ANBA.

Ghunaim também apontou a estabilidade do Brasil como fator de grande relevância para o avanço das negociações. “Sabemos que o Brasil é muito transparente com os investimentos estrangeiros diretos. Todas as regras são muito claras e isso é muito importante”, destacou.

Ghunaim (de óculos): Brasil é transparente com investimentos (Aurea Santos/ANBA)

Durante o evento, o governo saudita mostrou preocupação com a possibilidade de bitributação dos investimentos e disse que enviará uma proposta para o governo brasileiro para tratar do assunto.

“Em geral, a Arábia Saudita tem um tipo de acordo formal para negociar com outros países. Nossos ministérios das Finanças (brasileiro e saudita) irão conversar para assegurar que, se a Arábia Saudita cobrar impostos, o Brasil não cobre, e vice-versa, de modo que não haja bitributação”, esclareceu Ghunaim.

O encontro tratou ainda de outras questões técnicas como protocolo para exportação de animais vivos, a produção de alimentos transgênicos e a valorização cambial da moeda brasileira.

Segundo Fontelles, as conversas iniciadas no Brasil terão continuidade em dezembro, quando o MDIC enviará uma missão de empresários brasileiros à Arábia Saudita, liderada pelo ministro Miguel Jorge.
  •   ANBA
  • 06 October 2010
  • Sign the petition to stop Industria Chiquibul's violence against communities in Guatemala!
  • Who's involved?

    Whos Involved?


  • 13 May 2024 - Washington DC
    World Bank Land Conference 2024
  • Languages



    Special content



    Archives


    Latest posts