Chineses pedem esclarecimentos sobre terras e incentivos

Olivia Alonso, iG São Paulo | 14/05/2011

Thumb_china brasil

A restrição para a compra de terras por parte de estrangeiros e a concessão de incentivos para se instalarem no Brasil foram os temas das questões de empresários chineses que participaram de um evento com representantes da indústria brasileira, em São Paulo, para falar sobre oportunidades de investimentos no País.

Depois de apresentações dos planos de investimentos brasileiros para os próximos anos, incluindo um vídeo que mostrava imagens de indústrias brasileiras em operação, áreas de plantação, além de cenas de futebol e carnaval, a primeira pergunta da sessão de debates foi sobre a medida que impede que empresas de outros países comprem a quantia de terras que desejarem no País.

“Gostaria de pedir para vocês esclarecerem sobre a restrição de compras de terrenos. Sou de uma empresa chinesa da área de agricultura e gostaria de entender melhor”, afirma um dos presentes. Em resposta, o embaixador brasileiro Rubens Barbosa explicou que houve uma mudança na legislação e que a aquisição de terras de áreas superiores a 5 mil hectares, por estrangeiros, precisa ser feita em parceria com empresas sediadas no Brasil.

Os chineses também se mostraram interessados em saber mais sobre os incentivos dados à empresas estrangeiras nos Estados brasileiros.

Um representante da montadora Cherry, que está instalando uma fábrica em Jacareí (SP), afirmou que empresas europeias do mesmo setor receberam mais incentivos em outras regiões. Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), explicou que todas as empresas têm os mesmos benefícios federais, mas que há diferença de um Estado para outro, que podem oferecer condições diferenciadas para a instalação de empresas quando pretendem atrair investimentos.

Organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o evento contou com a participação de Paulo Godoy, presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), Maurício Borges, presidente da Apex-Brasil, além de Andrade, da CNI e do embaixador Rubens Barbosa. Do lado chinês, estava Liu Zuo Zhang, diretor da Agëncia de Promoção aos Investimentos da China (Cipa, na sigla em inglês), além de 50 empresários, de nove províncias.

Na próxima semana, Liu e os empresários chineses estarão em Brasília, onde se reunirão com autoridades brasileiras para dar prosseguimento às conversas sobre oportunidades bilaterais de investimentos. A vinda da delegação da China foi acertada em abril, quando a presidenta Dilma Roussef esteve no país asiático para encontros com representantes do governo e de indústrias locais.

  •   IG
  • 14 May 2011

Who's involved?

Whos Involved?


  • 13 May 2024 - Washington DC
    World Bank Land Conference 2024
  • Languages



    Special content



    Archives


    Latest posts