Convite para participação: III Conferência Internacional Camponesa sobre Terra

  •  Tags:

27-9-2014, UNAC

Medium_banner-pt_conferencia_unac

Prezados Companheiros,

A UNAC (União Nacional de Camponeses) vem por este meio convidar organizações e movimentos camponeses de todo o mundo, assim como, activistas, académicos e indivíduos interessados nas questões e desafios do campesinato, para participar na III Conferência Internacional Camponesa sobre Terra a decorrer em Maputo, Moçambqiue.

A UNAC (União Nacional de Camponeses), foi fundada em Abril de 1987 e registada em 1994 com objectivo geral de representar os camponeses e suas organizações para assegurar os direitos sociais, económicos e culturais através do fortalecimento das organizações camponesas, participação na definição de políticas públicas e estratégias de desenvolvimento visando garantir a soberania alimentar, tomando em conta a juventude e equidade de género.

Nos últimos anos, Moçambique tem sido palco de investimentos de natureza diversa que resultam em cada vez maior pressão sobre a terra, lançando desafios para os diferentes intervenientes. É neste âmbito que a UNAC tem vindo a realizar dede 2012 a Conferência International Camponesa Sobre Terra. Estes eventos tem como objectivo, por um lado, contribuir para a criação, no seio de camponeses e camponesas, de capacidades para melhor gestão da terra, recursos naturais e protecção dos seus direitos, e por outro lado, contribuir para o aprofundamento e ampliação do debate público sobre os desafios estruturais do desempenho do sector agrário e a necessidade de uma reforma agrária genuinamente moçambicana e inspirada na experiência das lutas camponesas globais.

Assim, a UNAC espera que a Conferência International Camponesa sobre Terra seja um espaço de partilha de pautas de luta e formas de resistência, com o objectivo de realçar e fortificar a luta dos camponeses a nível mundial pela reforma agrária e soberania alimentar nos seus países, assim como, a luta camponesa pela terra, sementes e outros meios de produção.

Todos os interessados estão convidados a preencher este formulário online.

Informa-se que as despesas referentes à passagem aérea, alimentação, alojamento, e deslocações internas durante a conferência serão totalmente cobertas pelo participante. Contudo, a UNAC poderá apoiar na busca das opções mais acessíveis.

Publicaremos o programa da conferência nos próximos dias, no website da UNAC: http://www.unac.org.mz/

Local da Conferência: Centro de Conferências das Telecomunicações de Moçambique, Cidade de Maputo

Data: Dias 1 e 2 de Outubro de 2014

  •   UNAC
  • 27 September 2014
  • Sign the petition to stop Industria Chiquibul's violence against communities in Guatemala!
  • Who's involved?

    Whos Involved?


  • 19 Mar 2024 - Bogotá y online
    Conferencia internacional: Acaparamiento global de tierras
    13 May 2024 - Washington DC
    World Bank Land Conference 2024
  • Languages



    Special content



    Archives


    Latest posts